A nossa história

O agrupamento de escuteiros de Barcouço teve início no mês de setembro/outubro (coincidindo com início da catequese) no ano de 1982 e foi filiado em 1989. Estando este ano a comemorar 40 anos de existência.
Em 1982, na altura o Sr. Padre Carlos Pinho, pároco da freguesia, teve a ideia de implementar o escutismo em Barcouço e com a ajuda da Dona Josefa Alves (pertencente ao Instituto Secular Servas do Apostolado a desenvolver atividades na paróquia) resolveram pôr essa ideia em prática.
Convidaram o Chefe Aristides Dias para dar início a este projeto que aceitou e se disponibilizou para fazer a formação necessária.
O primeiro grupo era composto por 12 jovens que tinham feito a Comunhão Solene recentemente.
A este grupo juntaram-se outros jovens, e durante 7 anos estiveram “em formação”, pois o grupo não tinha o nº de bandos, patrulhas, equipas necessário para a sua filiação.
O 1º Acampamento de agrupamento decorreu na Fonte da Lapa, um pinhal, localizado entre Santa Luzia e Quinta Branca. Este acampamento realizou-se, em novembro, por altura da festa de Quinta Branca e a tenda era feita com um panal da apanha da azeitona e uns paus. Neste acampamento para além dos 12 juniores, o chefe Aristides Dias, estava 1 elemento mais velho, já caminheiro (Octávio Neves).
Durante estes 40 anos foram realizadas muitas atividades, destacamos:
– os acampamentos Nacionais de Bagunte (em 1987, apenas o Chefe Aristides Dias) e do Palheirão (1992), onde tivemos representação em todas as secções, Idanha a Nova (2012 e 2017);
– as atividades Regionais além dos acampamentos -Jamboree das Beiras, onde participámos em 1989 na Barragem da Aguieira – Mortágua; 1993 na Quinta do Esporão – Midões – Tábua; 1996 em Ferreira do Zêzere; 2001 no Parque Escutista da Praia do Palheirão – Cantanhede; 2005 na Mata do Choupal – Coimbra; e 2009 na Quinta de Cima – Sarzedo – Arganil e dias da região.
Há 2 atividades que nunca esqueceremos, “corrida de carros de rolamentos” – Madeira & Ferro, onde ganhámos o 1º prémio em Oliveira do Hospital e a participação nos 1º e 2º festivais da canção escutista regional onde obtivemos sempre a melhor interpretação.
– Os ACM (Acampamentos dos Escuteiros do Concelho da Mealhada) e mais tarde as atividades do núcleo onde também procuramos sempre estar, são momentos que estão bem presentes na memória de todos. Mas aquelas atividades que sempre que algum escuteiro do 1036 recorda quando se encontra foram as atividades do agrupamento. A construção da jangada Albertina e a famosa Pensão Estrela em Ferreira do Zêzere (construção com 2 andares), constituem o “nosso orgulho”.
Atividades de agrupamento, quer individualmente quer por solicitação de outras associações/entidades nomeadamente com a Junta e Câmara, sempre que possível, como por exemplo a participação na Feira do Bolo de Cornos e a dinamização do Presépio ao Vivo no Bussaco, as entregas dos prémios e ajuda no Atletismo no Luso, a Festa do Senhor, em Barcouço, as caminhadas do Planalto….

O Presente
Neste momento é chefe de agrupamento, a chefe Cidália Martins e fazem parte da equipa, Andrea Batista, Carlos Lopes, Graça Dias, Heloísa Martins e Marta Lima. É constituído por 31 elementos. Em termos de elementos foi sempre um agrupamento com um número entre 20 e 30 elementos, em parte reflexo da paróquia e da localização geográfica. Mas sempre um grupo muito unido, quer entre si quer à comunidade. Embora não sendo um agrupamento com grande número de elementos, participamos, sempre que possível, em várias atividades relacionados com escutismo e de outras instituições com empenho e dedicação.
Este ano vai ser o ano das Comemorações dos 40 anos do Agrupamento. Iniciamos com a atividade “40 anos 40 nós”, projeto que desenvolvemos durante o ano anterior e que foi realizada nos dias 30 de setembro a 2 de outubro. Efetivamente, iniciamos da melhor forma com a junção de mais de 200 pessoas ligadas ao 1036 (Agrupamento de Escuteiros de Barcouço).
Do nosso plano de atividades são prioritárias as atividades do agrupamento, procurando envolver a nossa comunidade de Barcouço, com incidência nas ações de solidariedade e ambientais.
Uma das atividades que vamos dar continuidade é a construção de percursos pedestres. O nosso primeiro percurso foi criado no ano passado envolvendo as 4 secções na sua construção e dinamização. Designado de Rota do Patronos, é constituído por um percurso com passagem nas várias capelas e igreja do lugar de Barcouço, onde temos em cada local a descrição da sua história.
Para conhecer as nossas atividades basta seguir a nossa página do Facebook.

CNE – Agrupamento 1036
Barcouço

R. Central 56,
3050-089 Barcouço

Ch. Agrupamento: Cidália das Neves Lopes Martins
Email: geral.1036@escutismo.pt